Para estrear a sessão Surf Fitness aqui no Surfbox, vamos começar com exercícios básicos e muito importantes, que podem ser realizados em qualquer lugar. O primeiro deles é a Ponte, que você confere na galeria abaixo.

Vamos começar falando exatamente da região à qual devemos dar mais atenção: a coluna. É pela estabilização e mobilização dela que todos os nossos movimentos são realizados de forma refinada. Sem um abdômen e um tronco fortes, a realização de um movimento fica prejudicada e a probabilidade de lesões aumenta.

Ponte – Neste exercício iremos estimular musculaturas profundas do tronco, que ajudam estabilizar a coluna. Podemos também alternar o apoio dos pés e das mãos, com um apoio ou dois apoios. Veja abaixo como realizar e muita atenção com a postura da coluna e altura do quadril. Basta posicionar-se igual às fotos e manter-se imóvel em cada uma das posições pelo tempo indicado. Comece pela Ponte Nº 1 e conforme for ganhando confiança e preparo, ou ela for se tornando fácil, vá acrescentando as próximas posições ao seu treino, sem pressa.

Ponte Nº 1 – Realizar de 3 a 5 séries de 30 segundos a 1 minuto.

Ponte Nº 1 – Realizar de 3 a 5 séries de 30 segundos a 1 minuto.

 

A partir de hoje falaremos sobre exercícios físicos voltados ao surf, suas funções e recomendações, mas antes farei um breve relato de como o surf entrou na minha vida. Tudo começou em 1984, aos nove anos de idade, com uma prancha de isopor no Guarujá (SP), lembram delas?

Aos 13 anos ganhei minha primeira prancha de poliuretano, que tinha um colchão monstro. Sempre me intrigava como as pranchas de surf eram feitas. Aos 24 anos fui passar uns dias de férias em Santos e foi aí que começaram meus primeiros dias de “estágio” em uma fábrica de pranchas, na Fluid Energy em São Vicente.

Lá, meu grande amigo e shaper Armando Jaguary começou a me orientar e incentivar na profissão de shaper, não existiam cursos, como hoje em dia. Lá também que fiz meu primeiro shape.

Ao voltar para Sampa um amigo, que era representante de algumas marcas de surf, me indicou como back shaper de outro grande shaper, o Achiles Cerullo. Trabalhei com ele por oito meses fazendo pré-shapes. Aprendi muito sobre técnicas e paralelamente montei uma sala de shape. Comecei a fazer minhas primeiras encomendas e logo após esse período fui convidado para shapear para a Storm Rider.

Na sequência veio mais um convite, para shapear para a Water Classic. Estava shapeando para duas das grandes fábricas de prancha da capital paulista. Neste mesmo período dava aulas de surf no litoral norte de São Paulo, pois viver somente de shapes não era fácil, então resolvi estudar.

Em 2007, me inscrevi no vestibular e ingressei na faculdade para cursar Educação Física. Com a ajuda de um professor, realizamos uma clínica de surf e foi bastante gratificante poder mesclar meus estudos com o surf. Na mesma época consegui uma bolsa de iniciação científica pelo CNPQ na área de comportamento motor, mais precisamente com controle postural.

Hoje, com 14 anos de shapes e após minha formação pretendo no ano que vem entrar no mestrado e realizar um projeto de pesquisa relacionando o surf e controle postural de surfistas, mas falaremos disto mais pra frente.

O surf é um esporte completo e muito bom para a mente e o corpo. Condicionamento físico, equilíbrio, força, tempo de reação e resistência muscular são apenas algumas das capacidades que podem ser aprimoradas com a prática do surf.

Como em todos esportes radicais, existe o risco iminente de lesões, principalmente na coluna. Portanto, devemos tomar alguns cuidados básicos para manter a saúde do nosso corpo em dia. Alimentação, alongamento, fortalecimento e descanso, são alguns pontos que podem fazer a diferença na hora daquela sessão de surf tão esperada.

Fabiano Zampetti é shaper e proprietário da Zampetti Surfboards. Também atua na área de Educação Física como instrutor e personal trainer, graduado em Licenciatura e Bacharelado. Acumula experiência como professor em algumas da maiores academias do Brasil, como Runner, Companhia Athletica e Monday. Desenvolve estudos sobre comportamento motor e controle postural, com apresentação em diversas palestras e eventos científicos – para entrar em contato, envie mensagem para zampettishaper@yahoo.com.br.