A ASP acaba de anunciar oficialmente a aquisição global do Big Wave World Tour, o BWWT, com mecanismos de apoio já em 2013 e sanção formal em 2014. O circuito foi fundado pelo legend Gary Linden e coloca os big riders a prova nos elementos mais intensos do oceano.

“Estamos muito satisfeitos por termos finalizado o acordo entre a ASP e o BWWT, que tem alguns dos surfistas mais ferozes do mundo e os watermen mais respeitados do planeta. Estamos ansiosos para colocar o circuito em seu próximo nível. Este acordo também permite que os melhores surfistas do WCT possam competir também nos eventos de ondas grandes. 2014 será um ano emocionante em todas as frentes”, diz Paul Speaker, CEO da ASP.

Atualmente o circuito conta com seis locações: Pichilemu (Chile), Punta Hermosa (Peru), Lincoln City (Oregon, EUA), Half Moon Bay (Califórnia, EUA), Baja California (México) e Punta Galea (Espanha).

Kohl Christensen, Nelscott Reef Big Wave Classic 2010, Oregon, EUA. Foto: Bella Hunt.

Kohl Christensen e o poder das ondas do Oregon no Nelscott Reef Big Wave Classic 2010. Foto: Bella Hunt.

“Estamos muito felizes por fazer parte da família ASP, que executa os melhores eventos do mundo. Estamos muito contentes em poder contar com o apoio e orientação da entidade, enquanto continuamos a construir uma plataforma para apoiar em surf em ondas gigantes. Também estamos ansiosos para ver alguns dos melhores surfistas do mundo enfrentarem ondas gigantes nos próximos anos”, revela Gary Linden.

O acordo entre a ASP e o BWWT permitirá que surfistas da ASP, como o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, 41 anos, o atual campeão mundial Joel Parkinson, 32, o jovem fenômeno havaiano John John Florence, 20, entre outros, possam se juntar a respeitados surfistas, como Greg Long, 28, Grant “Twiggy” Baker, 40, o brasileiro Carlos Burle, 45, primeiro campeão mundial do circuito em 2010 e o salva-vidas de Saquarema Marcos Monteiro, tudo isso em ondas que podem passar dos 25 pés.

“O Big Wave World Tour é um ótimo complemento para a ASP. Isto acrescenta outra dimensão ao esporte e facilitará a participação dos Top-34 nas competições de ondas grandes. Temos o maior respeito pelos atletas do BWWT e estamos realmente ansiosos para trabalhar com eles”, explica o australiano Kieren Perrow, top da elite mundial do surf e representante dos atletas junto à ASP.

No momento o Big Wave World Tour está em estado de alerta para um possível início do Quiksilver Ceremonial em Pichilemu, no Chile.

Carlos Burle (de boné ao centro) foi o primeiro campeão mundial do BWWT em 2010. Foto: Scott Eggers.

Carlos Burle (de boné ao centro) foi o primeiro campeão mundial do BWWT em 2010. Foto: Scott Eggers.

Arnette Punta Galea Challenge 2013

Mavericks Invitational 2013 Official Trailer

Arnette Punta Galea Challenge

The Peligroso at Todos Trailer

Jamie Sterling 2010/2011 BWWT Champ

2010 Nelscott Reef Big Wave Classic

2011 Billabong Pico Alto Copa Burn

2011 The Peligroso at Todos Santos

2011 The Jay at Mavericks

2011 Chile FuelTV

2010 Todos Santos Big Wave Event

2010 Mavericks Surf Contest

2010 Billabong Pico Alto Invitacional

2010 Quiksilver Ceremonial Punta de Lobos

2009 Billabong Pico Alto Invitacional

2009 Quiksilver Ceremonial Punta de Lobos