As quatro melhores surfistas do mundo no ano passado decidirão o título do primeiro desafio do ASP Women’s Tour 2013 na Austrália. Elas venceram as baterias das quartas de final do Roxy Pro nas ondas de 4 a 5 pés da manhã desta quinta-feira em Kirra Point, na Gold Coast. A atual campeã mundial Stephanie Gilmore defende o título desta etapa contra a também australiana Tyler Wright na primeira semifinal e na segunda a vice-campeã Sally Fitzgibbons enfrenta a havaiana Carissa Moore. A repescagem masculina do Quiksilver Pro ficou em espera até as 13 horas, mas fortes ventos em Kirra Point provocaram mais um adiamento para as 7:30 horas da sexta-feira na Austrália, 20:30 da quinta-feira pelo horário de Brasília.

O grande destaque da quinta-feira foi a atual campeã do Roxy Pro, Stephanie Gilmore. Ela surfou um lindo tubo que valeu nota 9,80 e a vitória por 12,97 a 5,06 pontos sobre a havaiana Alana Blanchard, uma das novidades da elite das top-16 do WCT feminino neste ano. O furacão australiano agora terá pela frente uma semifinalista do ano passado na Gold Coast, Tyler Wright, que foi eliminada por Gilmore em quatro das sete etapas do ASP Tour 2012.

“Estava um pouco difícil o mar esta manhã, mas de vez em quando aparecia uma onda incrível como a do tubo que surfei na bateria. Eu sempre assisti os campeonatos aqui em Kirra e de todos os grandes surfistas do circuito eu acho o Mick (Fanning) um dos melhores nessa onda. Então, acho que eu estava fingindo ser o Mick por um momento no tubo. Mas, apenas por um momento (risos)”, diz Stephanie Gilmore.

Stephanie Gilmore, Roxy Pro 2013, Kirra, Gold Coast, Austrália. Foto: © ASP / Will H-S.

Stephanie Gilmore esbanja intimidade com os tubos de Kirra. Foto: © ASP / Will H-S.

A maré baixou rapidamente em Kirra Point, deteriorando as boas condições do mar para as outras baterias das quartas de final femininas. A novata na elite de 2013, Bianca Buitendag, da África do Sul, que estreou com até agora imbatíveis 19,10 pontos na primeira fase disputada em Rainbow Bay no domingo, não achou as ondas no duelo com Sally Fitzgibbons e foi batida facilmente pela vice-campeã mundial por 14,20 a 1,50 pontos.

Já a havaiana Carissa Moore, campeã mundial de 2011, teve mais trabalho para superar a francesa Pauline Ado, mas avançou para as semifinais por 14,00 a 8,37 pontos. A havaiana agora vai tentar derrotar Sally Fitzgibbons, que levou vantagem nos embates contra ela no ano passado. Elas se encontraram três vezes igualmente nas semifinais e a australiana ganhou duas, com Carissa só vencendo na última etapa nos Estados Unidos.

“A maré estava muito baixa e a bateria com a Pauline (Ado) ficou complicada. Eu tive que me adaptar, porque já não tinha mais tubos, então tive que fazer mais manobras como cutbacks, roundhouses, mas estou feliz por ter passado a bateria. Espero que tenhamos melhores condições de ondas para fechar o campeonato”, falou Carissa Moore.

Silvana Lima, Roxy Pro 2013, Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália. Foto: © ASP / Kirstin.

Silvana Lima é barrada na quarta fase. Foto: © ASP / Kirstin.

 

Vídeo do round 1:

Vídeos dos rounds 2, 3 e 4:

Repescagem Masculina – Os surfistas que não conseguiram estrear com vitória no Quiksilver Pro ficaram em espera até as 13 horas na Gold Coast, mas o vento estava muito forte e a repescagem acabou sendo adiada mais uma vez. No entanto, já foi anunciado que ela pode acontecer na sexta-feira, com a primeira chamada do dia marcada para as 7:30 horas novamente em Kirra Point, que continua sendo a melhor opção de acordo com as previsões do swell na região da Gold Coast.

E o mar vai ter que estar bom mesmo para a primeira rodada eliminatória do Quiksilver Pro, pois o atual campeão mundial Joel Parkinson está na primeira bateria com o também australiano Brent Dorrington, que participa do evento com uma vaga conquistada nas triagens. Quatro brasileiros vão disputar a primeira repescagem do ano na Austrália. Vice-campeão desta etapa em 2012, o paulista Adriano de Souza enfrenta na segunda bateria um dos convidados do patrocinador do evento, o perigoso norte-americano Dane Reynolds.

Na disputa seguinte, o catarinense Willian Cardoso, que substitui o contundido Miguel Pupo no sexteto verde-amarelo da elite do WCT 2013, pega o defensor do título na Gold Coast, Taj Burrow. Depois tem o carioca Raoni Monteiro contra o francês Jeremy Flores na sexta bateria e na décima a novidade do Brasil no grupo dos top-34 da ASP, Filipe Toledo, encara o experiente australiano Kieren Perrow. Já o também paulista Gabriel Medina e o catarinense Alejo Muniz foram os únicos brasileiros que venceram suas baterias na terça-feira em Superbanks e passaram direto para a terceira fase do Quiksilver Pro Gold Coast.

Semifinais do Roxy Pro Gold Coast

1 Stephanie Gilmore (AUS) x Tyler Wright (AUS)
2 Sally Fitzgibbons (AUS) x Carissa Moore (HAV)

Quartas de final

1 Tyler Wright (AUS) 13.50 x 7.94 Courtney Conlogue (EUA)
2 Stephanie Gilmore (AUS) 12.97 x 5.06 Alana Blanchard (HAV)
3 Sally Fitzgibbons (AUS) 14.20 x 1.50 Bianca Buitendag (AFR)
4 Carissa Moore (HAV) 14.00 x 8.37 Pauline Ado (FRA)

Segunda fase do Quiksilver Pro – Repescagem

1 Joel Parkinson (AUS) x Brent Dorrington (AUS)
2 Adriano de Souza (BRA) x Dane Reynolds (EUA)
3 Taj Burrow (AUS) x Willian Cardoso (BRA)
4 Josh Kerr (AUS) x Patrick Gudauskas (EUA)
5 Owen Wright (AUS) x Dusty Payne (HAV)
6 Jeremy Flores (FRA) x Raoni Monteiro (BRA)
7 C. J. Hobgood (EUA) x Tiago Pires (PRT)
8 Adrian Buchan (AUS) x Nat Young (EUA)
9 Damien Hobgood (EUA) x Adam Melling (AUS)
10 Kieren Perrow (AUS) x Filipe Toledo (BRA)
11 Kai Otton (AUS) x Glenn Hall (IRL)
12 Sebastien Zietz (HAV) x Kolohe Andino (EUA)