Com uma virada espetacular nos últimos minutos, a australiana Sally Fitzgibbons faturou neste domingo o título do Billabong Girls Pro Rio na capital carioca. A havaiana Coco Ho liderou a bateria final até quando restavam três minutos para o término, quando Fitzgibbons achou uma boa esquerda para aplicar uma série de quatro manobras de backside.
Ela precisava de 7.87 pontos para vencer e recebeu nota 7.93 dos juízes para virar o placar para 14.10 a 14.03 pontos. A vitória na etapa brasileira do WCT valeu um prêmio de US$ 25 mil e Sally agora encosta na líder do ranking, Stephanie Gilmore, que foi barrada pela vice-campeã Coco Ho nas quartas de final.
“Foi uma loucura. A Coco (Ho) estava surfando muito forte e colocando uma pressão enorme, mas dei muita sorte de achar aquela onda no fim da bateria. Eu estava de dedos cruzados torcendo por uma onda e ela veio no final. Estou muito empolgada, a torcida tem sido incrível comigo aqui no Brasil. Foi uma ótima semana para mim. Estou muito feliza com tudo”, comemora Sally Fitzgibbons.
A australiana, que já venceu uma etapa este ano, em Bells Beach, Austrália, se aproximou da disputa do título mundial da temporada. Ela já foi duas vezes vice-campeã e agora diminui a diferença de Stephanie Gilmore para 1.500 pontos com a vitória no Billabong Girls Pro Rio. Restam duas etapas para definir a número 1 do ASP Women´s Tour 2012. A próxima será em julho, de 10 a 14, na França e a última acontece novamente nos Estados Unidos, de 30 de julho a 5 de agosto, em Huntington Beach, na Califórnia.
“Eu ainda não quero pensar muito lá na frente. De certa forma, ainda é cedo pra definir qualquer posição, pois ainda temos dois eventos para fechar o ano. Claro que este é um resultado excelente para entrar na briga. Estou tendo um bom ano, mas ainda tem muita coisa pela frente. Só quero mesmo é surfar tranquila e me divertir”, comenta Fitzgibbons.
No domingo, as ondas melhoraram em relação ao sábado no Postinho da Barra da Tijuca, com séries mais constantes de 2 pés (meio metro) abrindo paredes mais longas para as manobras. Na primeira bateria do dia, Coco Ho ganhou o duelo havaiano com a convidada Alessa Quizon, enquanto Fitzgibbons vingou a derrota sofrida na final do Billabong Girls Pro Rio do ano passado, para a havaiana Carissa Moore também na Barra da Tijuca.
Na bateria decisiva deste ano, a australiana largou na frente com notas 6.17 e 5.10 nas esquerdas do Postinho. Coco Ho não foi bem em sua primeira onda, mas ganhou 5.60 na segunda e assumiu a ponta na metade da bateria, com uma nota 8.43 recebida em uma esquerda que abriu a parede para ela mandar uma série de quatro batidas de backside.
Depois, só entraram ondas fracas, mas quando restavam três minutos veio uma esquerda para a Sally repetir o ataque da havaiana, também com quatro manobras, que valeram nota 7.93 e a vitória na etapa brasileira do WCT. As duas já haviam se enfrentado em duelos eliminatórios no ASP Women´s Tour onze vezes. Fitzgibbons tinha vencido oito e agora aumentou este placar para nove vitórias contra três de Coco Ho.
“Foi uma bateria muito difícil, como já sabíamos que ia ser. É muito ruim perder assim desse jeito, bem no final da bateria. Não tenho muito o que dizer, foi por pouco, mas mesmo assim estou contente com o meu segundo lugar aqui no Brasil e quero agradecer a torcida brasileira pelo apoio”, fala Coco Ho, que em 2010 ganhou duas etapas consecutivas do WQS (divisão de acesso do Circuito Mundial) no Brasil, em Salvador (BA) e Florianópolis (SC).
Duas havaianas dividiram o terceiro lugar no Billabong Girls Rio Pro 2012. A defensora do título, Carissa Moore, perdeu a reedição da final do ano passado para Sally Fitzgibbons. Já a grande surpresa da etapa brasileira do WCT, Alessa Quizon, foi batida por Coco Ho na primeira semifinal. Alessa participou desta etapa com o convite (wildcard) que ganhou na triagem realizada contra duas brasileiras, a paraibana Diana Cristina e a catarinense Juliana Quint.
Masculino - A quinta etapa do ASP Women´s Tour 2012 foi encerrada neste domingo, mas o Billabong Rio Pro prossegue até o dia 20 com o terceiro desafio da corrida pelo título mundial masculino. A temporada começou com a reedição da final da etapa brasileira do WCT no ano passado, com o australiano Taj Burrow dando o troco em casa na derrota sofrida para Adriano de Souza na Barra da Tijuca. Com a ausência de Kelly Slater no Brasil, Mineirinho já defende a liderança do ranking nesta semana no Rio de Janeiro.
A primeira fase da categoria masculina foi realizada na quarta-feira da semana passada, primeiro dia do prazo do evento que vai até o próximo domingo na capital carioca. Adriano estreou com vitória e avançou direto para a terceira fase, assim como mais dois brasileiros, Miguel Pupo e Alejo Muniz. Os outros sete vão ter que disputar a repescagem que pode acontecer nesta segunda-feira no Postinho da Barra da Tijuca. A primeira chamada do dia será às 7 horas para o duelo entre a sensação do surfe brasileiro, Gabriel Medina, com o convidado da Billabong, Peterson Crisanto.
Billabong Rio Pro 2012
Resultado
1 Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Coco Ho (HAW)
3 Carissa Moore (HAW)
3 Alessa Quizon (HAW)
5 Stephanie Gilmore (AUS)
5 Pauline Ado (FRA)
5 Courtney Conlogue (EUA)
5 Laura Enever (AUS)
13 Jacqueline Silva (BRA)
Ranking do ASP Women’s Tour 2012 – 5 etapas
1 Stephanie Gilmore (AUS) – 38.400 pontos
2 Sally Fitzgibbons (AUS) – 36.900
3 Carissa Moore (HAW) – 30.200
4 Courtney Conlogue (EUA) – 29.600
5 Tyler Wright (AUS) – 28.700
6 Laura Enever (AUS) – 27.600
7 Malia Manuel (HAW) – 26.400
8 Lakey Peterson (EUA) – 23.700
9 Coco Ho (HAW) – 21.900
10 Paige Hareb (NZL) – 18.000
10 Rebecca Woods (AUS) – 18.000
12 Sofia Mulanovich (PER) – 17.750
13 Sarah Mason (NZL) – 14.450
14 Silvana Lima (BRA) – 12.200
14 Pauline Ado (FRA) – 12.200
16 Sage Erickson (EUA) – 11.000
16 Justine Dupont (FRA) – 11.000
18 Jacqueline Silva (BRA) – 8.750
Repescagem
1 Gabriel Medina (BRA) x Peterson Crisanto (BRA)
2 Michel Bourez (TAH) x Tomas Hermes (BRA)
3 John John Florence (HAW) x Willian Cardoso (BRA)
4 Heitor Alves (BRA) x Taylor Knox (EUA)
5 Damien Hobgood (EUA) x Patrick Gudauskas (EUA)
6 Brett Simpson (EUA) x Jadson André (BRA)
7 Bede Durbidge (AUS) x Fredrick Patacchia (HAW)
8 C. J. Hobgood (EUA) x Yadin Nicol (AUS)
9 Raoni Monteiro (BRA) x Travis Logie (AFR)
10 Kai Otton (AUS) x Tiago Pires (PRT)
11 Kieren Perrow (AUS) x Kolohe Andino (EUA)
12 Matt Wilkinson (AUS) x Adam Melling (AUS)