Mesmo em um mar de ondas muito pequenas, as havaianas foram o grande destaque do sábado no Billabong Girls Pro Rio no Rio de Janeiro. A vencedora da triagem, Alessa Quizon, foi a primeira a se classificar para as semifinais que vão abrir o domingo decisivo da quinta etapa do ASP Women´s Tour 2012, às 10 horas no Postinho da Barra da Tijuca. Coco Ho despachou a número 1 do ranking, Stephanie Gilmore, e a atual campeã mundial, Carissa Moore, segue na busca pelo bicampeonato na etapa brasileira do WCT.
A defensora do título vai enfrentar a única não havaiana que avançou para o último dia da competição feminina, a australiana Sally Fitzgibbons. As duas vão reeditar a final do Billabong Girls Pro Rio do ano passado na segunda bateria do domingo. Já a disputa pela primeira vaga na bateria decisiva será entre duas havaianas, Coco Ho e a grande surpresa, Alessa Quizon, que está participando do evento com a vaga de convidada conquistada na triagem contra duas brasileiras, a paraibana Diana Cristina e a catarinense Juliana Quint.
“É muito empolgante ver três havaianas entre as finalistas. É um ponto a mais para nós e espero que possamos fazer uma bela final havaiana aqui. Estou muito feliz por ter avançado para as semifinais, mesmo com o mar estando pequeno. Agora tem a Sally (Fitzgibbons) pela frente e certamente a bateria vai ser muito difícil. Ela está em segundo lugar no ranking e faminta por vitórias. Tivemos grandes confrontos no ano passado. Só o que eu posso fazer é vir com muita energia na semifinal”, diz Carissa Moore.
Entre as quatro finalistas, Alessa Quizon foi a única que precisou encarar as difíceis condições do mar no sábado três vezes, pois perdeu para Courtney Conlogue a disputa por classificação direta para as quartas de final na terceira rodada do Billabong Girls Pro Rio. Depois, Alessa despachou Lakey Peterson na repescagem e a própria Conlogue nas quartas de final, com uma onda surfada nos últimos segundos da bateria.
“Eu fiquei muito nervosa contra a Courtney (Conlogue). Fiquei procurando uma onda ali no final e ela só veio nos últimos segundos. Aí tive que tirar o máximo que ela podia me oferecer para conseguir a vitória. Eu estou surfando tranquila, pois não tenho nada a perder. Vim pra cá para surfar e tentar o meu melhor, então estar na semifinal já é um ótimo resultado. Agora tenho a Coco (Ho) pela frente e sei que vai ser muito difícil”, confessa Alessa Quizon.
Assim como Alessa, que derrotou Courtney por 12.77 a 12.50 pontos, também por muito pouco Coco Ho conquistou a primeira das duas vitórias sobre a tetracampeã mundial Stephanie Gilmore no sábado. A número 1 do ranking 2012 acabou sendo mandada para a repescagem por uma pequena diferença de 15.40 a 15.07 pontos. Depois, Gilmore fez os recordes do dia – nota 9.33 e 16.26 pontos – contra a também australiana Tyler Wright, mas foi novamente batida por Coco Ho nas quartas de final por 14.93 a 7.23 pontos.
“Foi uma pena eu ter caído com a Stephanie (Gilmore), pois ela está na disputa do titulo e é uma grande amiga, mas estou muito feliz pela classificação para as semifinais. Acabei dando sorte com as ondas, porque a Steph passou quase o tempo todo com a prioridade e por incrível que pareça as séries estavam vindo com mais de duas ondas. Assim, consegui fazer minhas notas mesmo com ela tendo a prioridade de escolha”, explica Coco Ho.
Também muito feliz ficou Sally Fitzgibbons com os resultados do sábado no Postinho da Barra da Tijuca. Com a derrota de Stephanie Gilmore, ela pode se aproximar da disputa do título mundial da temporada que será decidido nas duas últimas etapas depois do Billabong Girls Pro Rio no Brasil. A australiana surfou bem as ondas pequenas nas duas baterias que disputou. Na primeira totalizou 16 pontos contra a também australiana Rebecca Woods e a havaiana Malia Manuel. Depois, só precisou de 10.50 pontos para derrotar a francesa Pauline Ado nas quartas de final.
“É verdade que com a Stephanie (Gilmore) perdendo muda alguma coisa e pode ser bom pra mim. Mas, estou num momento agora que quero apenas pensar em vencer baterias, uma a uma, e me concentrar em cada evento, sem ficar pensando muito lá na frente. Claro que ela (Stephanie) perdendo me ajuda, mas quero focar no meu surfe e nas baterias. Agora só torço para que as ondas amanhã (domingo) sejam um pouco melhores do que hoje”, diz Sally Fitzgibbons.
Prazo até domingo - Apesar das condições do mar não serem favoráveis para um evento tão importante como o Billabong Rio Pro, era preciso dar sequência na competição feminina porque o prazo dela termina neste domingo no Rio de Janeiro. Já a prova masculina ainda pode ser realizada até o dia 20 na capital carioca e a previsão indica a entrada de um novo swell (ondulação) para a segunda ou terça-feira. Até agora, só foi disputada a primeira fase dos homens na quarta-feira, quando foi iniciado o período da etapa brasileira do WCT.
Billabong Rio Pro 2012
Feminino
Semifinais
1 Coco Ho (HAW) x Alessa Quizon (HAW)
2 Sally Fitzgibbons (AUS) x Carissa Moore (HAW)
Quartas de final
1 Alessa Quizon (HAW) 12.77 x 12.50 Courtney Conlogue (EUA)
2 Coco Ho (HAW) 14.93 x 7.23 Stephanie Gilmore (AUS)
3 Sally Fitzgibbons (AUS) 10.50 x 9.17 Pauline Ado (FRA)
4 Carissa Moore (HAW) 8.43 x 8.33 Laura Enever (AUS)
Quarta fase
1 Alessa Quizon (HAW) 12.56 x 10.87 Lakey Peterson (EUA)
2 Stephanie Gilmore (AUS) 16.26 x 8.17 Tyler Wright (AUS)
3 Pauline Ado (FRA) 12.10 x 10.33 Rebecca Woods (AUS)
4 Laura Enever (AUS) 13.10 x 9.60 Malia Manuel (HAW)
Terceira fase
1 – 11.87=Courtney Conlogue (EUA), 11.66=Alessa Quizon (HAW), 7.96=Tyler Wright (AUS)
2 – 15.40=Coco Ho (HAW), 15.07=Stephanie Gilmore (AUS), 13.30=Lakey Peterson (EUA)
3 – 16.00=Sally Fitzgibbons (AUS), 12.16=Rebecca Woods (AUS), 10.50=Malia Manuel (HAW)
4 – 11.83=Carissa Moore (HAW), 11.67=Laura Enever (AUS), 10.20=Pauline Ado (FRA)
Masculino
Repescagem
1 Gabriel Medina (BRA) x Peterson Crisanto (BRA)
2 Michel Bourez (TAH) x Tomas Hermes (BRA)
3 John John Florence (HAW) x Willian Cardoso (BRA)
4 Heitor Alves (BRA) x Taylor Knox (EUA)
5 Damien Hobgood (EUA) x Patrick Gudauskas (EUA)
6 Brett Simpson (EUA) x Jadson André (BRA)
7 Bede Durbidge (AUS) x Fredrick Patacchia (HAW)
8 C. J. Hobgood (EUA) x Yadin Nicol (AUS)
9 Raoni Monteiro (BRA) x Travis Logie (AFR)
10 Kai Otton (AUS) x Tiago Pires (PRT)
11 Kieren Perrow (AUS) x Kolohe Andino (EUA)
12 Matt Wilkinson (AUS) x Adam Melling (AUS)