O Noronha Ambiental Bodyboard Pro aconteceu entre os dias 8 e 11 de março na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha (PE). A competição esportiva inserida em um contexto sócio-ambiental levou para a ilha os melhores atletas do país em confrontos de altíssimo nível técnico que tiveram como palco a praia da Cacimba do Padre. Esporte, ecologia, gastronomia, informação, turismo e lazer movimentaram a ilha durante estes dias, onde, turistas, atletas e o público local participaram ativamente dos eventos do festival que foi um grande sucesso de público e mídia.
O tempo inconstante tornou tudo mais difícil. Os fotógrafos e videomakers tiveram um pouco de dificuldade para registrar alguns momentos, porém, as ondas excelentes que ultrapassavam dois metros de altura transformaram a competição em um espetáculo de tubos e manobras aéreas, gerando imagens e fotos impressionantes.
O que se viu mais uma vez foi um grande show de coragem e técnica, dentro de um clima de muita união e alegria. Grande público e atletas vibrando a cada onda de seus companheiros.
A estrutura foi ecologicamente montada com a ajuda e coordenação dos biólogos do projeto TAMAR, de forma que não atrapalhasse o processo natural de desova das tartarugas. Os bodyboarders em conjunto com o Icm-bio realizaram a ação do controle da proliferação da Leucena, espécie invasora que está tomando conta da fauna e modificando a paisagem da ilha. Dentre os atletas que participaram desta ação, contribuindo para erradicar esta planta invasora da fauna de Fernando de Noronha e que consequentemente puderam participar da expression session, destacou-se o Pernambucano Iraí Rodrigues, que levou o prêmio de R$ 1 mil oferecido pela “QUE!” depois de ter mostrado toda sua habilidade em um tubo espetacular que lhe rendeu a vitória.

Noronha Ambiental Bodyboard Pro reúne melhores bodyboarders do Brasil nas pesadas ondas da Cacimba do Padre (PE). Foto: Tony D'Andrea / Noronha Ambiental Bodyboard Pro.
Resultados – Na categoria Dropknee, o campeão foi o pernambucano Diego Siqueira, seguido dos pernambucanos Adriano Silveira, Adilson Gomes e João Marcelo.
Entre os amadores o campeão foi Raul José, em segundo Thibério Meneses, em terceiro Weydson Rodrigues. O atleta local da ilha Eron Pereira ficou em quarto lugar. Na categoria Master, quem levou a melhor foi o carioca Giu Lara. Com Tibúrcio Neto na segunda posição, Adilson Gomes (PE) em terceiro e Zecops (BA) em quarto lugar.
A cearense Patrícia Setúbal foi a campeã na categoria Pro-am feminino levando a melhor sobre a bicampeão do NABBPRO Kirtys Montenegro Em terceiro ficaram Priscilla Medeiros (RN) e Paula Dias (PE).
Final Masculino Pro – No final da tarde a categoria Pro Masculino entrou no mar e o Carioca Israel Eduardo e o Alagoano Tibúrcio Neto realizaram uma final digna de Noronha.Várias manobras e tubos foram desfrutados nesta bateria.O carioca nitidamente iluminado,estava com o surf perfeitamente em sintonia.
O alagoano que veio mostrando muito empenho e concentração,passando todas as baterias anteriores em primeiro,mostrou muita garra e correu o tempo todo pra terminar em primeiro.Israel estava com um repertório de ARS`s muito forte e veio liderando a bateria desde o iníco até o momento que em em um rolo muito forte Tibúrcio vira a bateria e logo em seguida Israel vira novamente em um tubo mágico que le consagrou com a vitória mais que merecida, levando o título do Noronha Ambiental Bodyboard pro 2012.