O havaiano Jeff Hubbard é o vencedor da primeira etapa do IBA World Tour, encerrada no último sábado (18/02) em Pipeline, quintal de sua casa. Para muitos, o havaiano venceu o melhor evento de todos os tempos do Circuito Mundial. Em ondas perfeitas, de 6 a 8 pés (2 a 2,5 metros), Jeff mostrou que é o cara a ser batido em Pipeline e deixou os três adversários em combinação para conquistar o bicampeonato do evento.

Na grande final, Jeff encarou a lenda Mike Stewart (HAW), Dave Winchester (AUS) e Sam Bennet (AUS). Para ter uma ideia do nível da competição, os quatro competidores tiveram somatórios com duas ondas melhores do que 8 pontos. Porém, o que nenhum dos três finalistas esperava é que Jeff fizesse o impossível em Pipe.

Jeff Hubbard, IBA Pipe Challenge 2012, Pipeline, North Shore, Oahu, Hawaii. Foto: IBA / Specker.

Jeff Hubbard dá show nas ondas de seu quintal. Foto: IBA / Specker.

Com 9.00 e 9.65 em suas duas melhores ondas, Jeff venceu a finalíssima deixando seus três adversários em combinação, quando o atleta precisa de duas ondas para virar a bateria. Escolhendo bem as ondas, tanto para Backdoor, quanto para Pipe, Jeff levantou seu quarto título em Pipe, o segundo seguido, deixando Mike em segundo, Dave em terceiro e Sam em quarto.

Apontado por muitos como um dos melhores eventos da história do Tour Mundial, o Pipeline Challenge 2012 mostrou a verdadeira força do bodyboard ao mundo. Com três dias de ondas perfeitas, as finais vieram para corooar performances incríveis e o grande show ficou por conta de Jeff, que com a vitória somou 2.000 pontos no ranking mundial.

Em suas quatro quedas no mar, Jeff estabeleceu números incríveis, alcançando médias 17.85 (oitavas), 18.85 (quartas), 19.30 (semi – este que foi o recorde estabelecido na competição) e 18.65 na decisão todos em 20 possíveis.

Jeff Hubbard, IBA Pipe Challenge 2012, Pipeline, North Shore, Oahu, Hawaii. Foto: IBA / Specker.

Jeff Hubbard carregado pelos amigos em casa. Foto: IBA / Specker.

Brasileiros em Pipe – Os brasileiros também tiveram grandes performances, mas muitas vezes não contaram com a sorte. O baiano Uri Valadão, campeão mundial em 2008, terminou a etapa na nona posição, sendo o melhor brasileiro ao lado de Guilherme e Paulo, após ser eliminado nas quartas de final.

Uri avançou em sua primeira bateria depois de uma virada incrível nos últimos segundos e um belo tubo para Pipeline. Já nas quartas, o baiano caiu diante dos atuais campeões mundiais Pierre Louis Costes, França, e Amaury Laverhne, Ilhas Reunião, campeões do mundo em 2011 e 2010, respectivamente.

Uri Valadão, IBA Pipe Challenge 2012, Pipeline, North Shore, Oahu, Hawaii. Foto: IBA / Specker.

Baiano Uri Valadão fica com a nona colocação. Foto: IBA / Specker.

Também em nono, ficou o hexacampeão Guilherme Tâmega. Guilherme passou sua primeira bateria, em uma das melhores disputas do dia. Ao lado de Andrew Leste, Austrália, Alistair Taylor, África do Sul, e Dallas Singer, Austrália, Guilherme e os demais ensinaram a arte do tubo nas esquerdas perfeitas de Pipe.

Já nas quartas, Guilherme seguia firme na segunda posição, garantindo-se na semi, mas a menos de cinco segundos para o fim, o australiano Ben Player achou uma onda salvadora e virou para cima de Guilherme.

O mesmo aconteceu com Paulo Barcellos. O campeão mundial em 2000, nono colocado na etapa, estava em segundo na sua baterias das quartas de final, com uma performance muito consistente. Porém, na regressiva, o também australiano Dave Winchester, achou uma onda perfeita e arrancou nota 10 unânime com um tubo para Backdoor seguido de um aéreo bem alto.

Além do trio, Eder Luciano e Magno Oliveira acabaram eliminados ainda na primeira fase de disputas do último dia de competições e terminaram o evento na 25ª posição.

A próxima etapa do IBA World Tour acontece em The Box,Austrália, entre os dias 26 de março e 4 de abril.

Vídeo do segundo dia:

Vídeo do primeiro dia:

IBA Pipe Challenge 2012 – Masculino

Resultado

1 Jeff Hubbard (HAW)
2 Mike Stewart (HAW)
3 Dave Winchester (AUS)
3 Sam Bennet (AUS)
5 Amaury Laverhne (REU)
5 Ben Player (AUS)
7 Dave Hubbard (HAW)
7 Pierre Louis Costes (FRA)
9 Mark McCarthy (AFR)
9 Uri Valadão (BRA)  
9 Guilherme Tâmega (BRA)
9 Paulo Barcellos (BRA)
13 Spencer Skipper (HAW)
13 Charly Chapelet (REU)
13 Jared Houston (AFR)
13 Andrew Lester (AUS)