A vice-campeã mundial Sally Fitzgibbons está confiante em sua recuperação para competir o Roxy Pro em Snapper Rocks, Austrália, que começa no dia 25 de fevereiro, mesmo com algumas lesões. A jovem australiana de 21 anos caiu feio nos corais de Cloudbreak, Fiji, um pouco antes do Natal. Além disso, a atleta lesionou o joelho e o pé durante os treinos.

“Estou começando a nova temporada um pouco machucada, o que é ruim, mas lesões como estas fazem parte do jogo. Não resta muito tempo, mas estou confiante em me recuperar até a próxima semana, e com isso, ainda terei algum tempo para entrar no ritmo. Eu cai nos reefs de Cloudbreak e fraturei meu pulso. Meu joelho está lesionado pelos treinos. É preciso encontrar um equilíbrio do quanto posso me esforçar nos treinos da pré-temporada. Quero desenvolver um ótimo desempenho, e por isso, acabei passando do limite, mas ainda estou aprendendo. Infelizmente, esse acidente aconteceu pouco antes do Natal. Desde então, tenho treinado apenas fora d’água. Esse tempo foi bom. Estou mais relaxada, descansada e preparada para as próximas semanas que serão de treino pesado, de recuperação”, diz Fitzgibbons, que terminou em terceiro lugar no último Roxy Pro.

Sally Fitzgibbons, Roxy Pro 2011, Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália. Foto: © ASP / Aquashot.

Sally Fitzgibbons espera voltar pra água na próxima semana. Foto: © ASP / Aquashot.

Nas férias, Sally teve a chance de conhecer novas atividades, incluindo explorar novas profundezas no Red Bull Training Camp.

“Eu aprendi a fazer snowboard e a Red Bull nos levou para fazer mergulho livre no Hawaii. Era um programa específico de sobrevivência no surfe que foi desenvolvido por um grupo de elite de mergulhadores e surfistas de ondas muito grandes. Aprendemos coisas incríveis que se pode fazer quando entendemos um pouco sobre a fisiologia de prender a respiração em situações de pânico. Consegui segurar a respiração por até 4 minutos e 40 segundos, foi incrível”, surpreende-se Sally.

Depois de ser vice-campeã por dois anos consecutivos, Fitzgibbons sente-se pronta para conquistar o primeiro título mundial, e está se preparando para esse grande desafio, não apenas contra as primeiras colocadas, mas também contra as determinadas novatas.

“Eu sinto como se estivesse ganhando mais força e me tornando mais confortável no Tour. Espero estar nesta crescente para melhorar muito neste ano. Obviamente que atletas como Carissa (Moore), atual campeã do mundo e Steph (Gilmore), quatro vezes campeã mundial, sempre estarão lá, mas eu acho que esse ano haverá uma grande força por parte das novatas. Eu amo começar o ano no Roxy Pro em Snapper. É um dos eventos que eu sempre quis ganhar. Tem alguma coisa a ver com a energia daquele lugar. Tem uma ótima atmosfera, as pessoas nas pedras. Parece que estou em um teatro ao ar livre, e não há ondas melhores do que as de Snapper para começar bem o ano”, acredita a australiana.

Sally Fitzgibbons. Foto: Roxy.

Sally Fitzgibbons é vice-campeã mundial por dois anos consecutivos. Foto: Roxy.

Fitzgibbons também está feliz com a nova política de antidoping da Associação de Surf Profissional (ASP) que começa valer esse ano.

“As novas leis de doping são excelentes para o surf ser reconhecido junto aos grandes esportes de massa. Eu participo de programas antidopings desde os meus 15 ou 16 anos, através do atletismo e outros esportes. Qualquer coisa que mantenha o esporte limpo e justo é positivo, além de mostrar ao público, que é um esporte saudável”, finaliza Sally Fitzgibbons.

O Quiksilver and Roxy Pro 2012 é apresentado por Land Rover e apoiado por Queensland Events, Corona, Telstra, Schick Hydro, Peters Drumstick, Red Bull, Olympus Cameras, Vegemite SurfGroms, Lipton Ice Tea, Sharpie, Surfing World, Coastalwatch, Gold Coast Airport, Gold Coast City Council, Connecting Southern Gold Coast, World Safaris e Fuel TV.

Informações adicionais

  • Em 2012, o Quiksilver e Roxy Pro, apresentado pela Land Rover, acontece entre os dias 25 de fevereiro e 7 de março, com exibição ao vivo em quiksilverpro.com.au, roxypro.com.au, Youtube, Facebook e pelo Quiksilver iPhone app, assim como será exibido exclusivamente na Fuel TV.
  • O Moskova Trials será realizado no dia 24 de fevereiro e o vencedor ganha vaga no evento principal.
  • O período de espera para a competição começa em 25 de fevereiro. A decisão sobre acontecer ou não é feita após avaliar as condições do mar. O mesmo vale para cada dia do período de espera. As ações de surf normalmente tem início por volta das 20 horas (horário de Brasília).

Para mais informações acesse: Quiksilver Pro ou Roxy Pro.

No clip acima, você confere Sally Fitzgibbons em ação no México, durante uma sessão de treinos que rolou há 3 meses atrás, um vídeo de Xooka Beach & Snow.