Daqui a 10 dias começa o Billabong World Junior Championships, válido como etapa final do ASP World Junior Tour, que revelará o grande campeão da temporada. Desta vez, o palco da competição será a direita de Burleigh Heads, tradicional point break situado na Gold Coast australiana.

A competição acontece entre os dias 21 e 29 janeiro e reúne os 45 melhores surfistas juniores do mundo (Sub-21) na categoria Masculino e as 17 melhores na Feminino, vindos de países como Brasil, Austrália, Nova Zelândia, EUA, Peru, Argentina, Japão, Tahiti, África do Sul, França e Portugal.

Caio Ibelli, Oakley World Pro Junior 2011, Keramas, Indonésia. Foto: Foto: © ASP / Robertson.

Caio Ibelli está empatado na liderança com o aussie Davey Cathels. Foto: © ASP / Robertson.

Esta é a primeira vez que o evento será realizado na Gold Coast, apenas três semanas antes do início do Circuito Mundial 2012 da ASP, que será em Snapper Rocks. O mês de janeiro representa a união dos melhores surfistas profissionais do mundo com jovens atletas promissores, ambos na mesma cidade para incríveis demonstrações de surf.

“O Billabong World Junior Championships é o único evento do gênero na Austrália e não há melhor lugar para sediar o campeonato pela primeira vez que em Queensland, na ensolarada Gold Coast. Eventos como esse atraem visitantes de outros estados e do exterior, o que é ótimo para a indústria do turismo de Queensland, para as empresas locais e os postos de trabalho. Atrair eventos de alcance mundial é parte do nosso plano de continuar construindo um futuro brilhante e é por isso que o Governo de Queensland está investindo AU$ 174mil nisso nos próximos quatro anos. Estamos ansiosos para receber os surfistas top juniores na Gold Coast em 2012”, afirma Anna Bligh, Premier de Queensland.

 

“A Billabong não tem a oportunidade de trazer um grande evento para a Gold Coast desde 2000 e por isso esta é uma espécie de regresso à nossa casa. O último evento realizado aqui foi o Billabong Pro, etapa do mundial de surf em Kirra, e agora voltamos com um evento que mostra as futuras estrelas do surf. Burleigh é um dos melhores picos, o que é ótimo para o surf de alta performance, além de ser um lugar incrível para os espectadores estarem perto da ação”, diz Andrew Flitton, gerente da Billabong Austrália.

O atual campeão do mundo na categoria junior, Jack Freestone, que vive apenas a algumas praias ao Sul de Burleigh Heads, afirmou que o evento na Gold Coast será um momento significativo para o surf junior.

“Ter, finalmente, um Pro Junior na Gold Coast é incrível, ainda mais em Burleigh que é uma das melhores ondas do mundo. A estrutura do evento é impressionante. Quando se está na água dá pra ver as pessoas assistindo em cima das pedras, assobiando e gritando. Como será no fim de semana do Dia da Austrália, o orgulho nacional estará em alta”, afirma Jack Freestone.

Jack Freestone, Burleigh Heads, Gold Coast, Austrália. Foto: Billabong.

Jack Freestone defende título mundial em casa. Foto: Billabong.

O evento será realizado na Gold Coast com o apoio do Governo, através da Eventos Queensland, Monster Energy, Sony, Sony Ericsson, Volkswagen, VonZipper, ASP)e Boardriders Burleigh.

Jack Freestone também esteve no Rio de Janeiro, no mês de outubro, participando da etapa brasileira do circuito mundial Pro Junior. Ele, o peruano Carlos Mario Zapata e o brasileiro Peterson Crisanto, ambos do time da Billabong Internacional, fizeram um vídeo contando um pouco da visita deles ao Brasil. Confira abaixo:

Para mais informações, acesse o site da Billabong.

Ranking Mundial 2011 Junior (Sub-21) da ASP

Masculino

1 Caio Ibelli (Bra) – 15.250 pontos
1 Davey Cathels (Aus) – 15.250
3 Garrett Parkes (Aus) – 11.750
4 Marco Fernandez (Bra) – 10.250
5 Jack Freestone (Aus) – 9.750
6 Andrew Doheny (EUA) – 8.500
7 Conner Coffin (EUA) – 8.250
7 Filipe Toledo (Bra) – 8.250
9 Kiron Jabour (Haw) – 7.500
9 Ian Gouveia (Bra) – 7.500
11 Peterson Crisanto (Bra) – 7.000
12 Frederico Morais (Por) – 5.750
12 Italo Ferreira (Bra) – 5.750

Feminino

1 Joanne Defay (Fra) – 14.500
2 Leila Hurst (Haw) – 13.750
3 Dimity Stoyle (Aus) – 13.250
4 Philippa Anderson (Aus) – 11.750
5 Nao Omura (Jap) – 10.500
6 Coco Ho (Haw) – 10.000*
7 Quincy Davis (EUA) – 7.500
7 Faye Zoetmulder (Afr) – 7.500
7 Maud Le Car (Fra) – 7.500
7 Gabriela Leite (Bra) – 7.500
11 Juliana Meneghel (Bra) – 7.000
12 Alessa Quizon (Haw) – 6.500*
12 Monik Santos (Bra) – 6.500*

*Participaram somente de uma etapa

J-Bay - Brasileiros aceleram pela direita
Don't Fear Me Gypsy - Ace Buchan, voz pensante