Em sua primeira participação no Billabong Pipe Masters, o jovem Gabriel Medina, 17, conquistou a quinta colocação no evento, excelente resultado para um estreante. Esta também foi a primeira vez que ele surfou na respeitada bancada de Pipeline, Oahu, Hawaii. Confira acima a entrevista com o atleta, concedida logo depois das quartas-de-final.
No ranking unificado da ASP, que registra os resultados do Dream Tour e também das etapas do ASP World Prime e ASP World Star, ele conseguiu alcançar a quarta colocação. Como ele entrou no circuito na rotação do meio do ano, só participou de cinco etapas do ASP Tour e ganhou duas, fato que o aponta como novo fenômeno do esporte.
Pelotão brasileiro – Os sete representantes do Brasil entre os 34 melhores surfistas do mundo para 2012 são: Gabriel Medina (4º lugar no ASP World Ranking), Adriano de Souza (6º), Alejo Muniz (9º), Heitor Alves (16º), Miguel Pupo (17º), Raoni Monteiro (21º) e Jadson André (27º).
Além dos brasileiros, dos também sete norte-americanos capitaneados por Kelly Slater e dos treze australianos, completam o grupo do ASP World Title Race 2012 dois havaianos, dois sul-africanos, um taitiano, um francês e um português, Tiago Pires.