O catarinense Ricardo dos Santos, 21 anos, é o vencedor da triagem do Billabong Pro Tahiti. O surfista da Guarda do Embaú deixou trinta concorrentes para trás na disputa pelas duas vagas de convidados.

A outra ficou com o local Heiarii Williams, vice-campeão na final contra o brasileiro no domingo. Os dois completaram as baterias da quinta etapa do ASP World Title Race 2011, que começa no próximo sábado (20/08). O prazo para realização da prova segue até 31 de julho em Teahupoo.

Ricardo dos Santos, Billabong Pro Tahiti 2011, Teahupoo. Foto: Divulgação Billabong.

Ricardo dos Santos domina os tubos de Teahupoo e garante vaga no Billabong Pro Tahiti 2011. Foto: Divulgação Billabong.

Ricardinho e Heiarii disputaram a decisão onda a onda e o brasileiro pegou vários tubos para conquistar o título por 14.33 x 11.33 pontos. Esta é a segunda oportunidade do jovem catarinense participar de uma prova do ASP Dream Tour 2011, realizada pelo seu patrocinador, a Billabong.

Ele também competiu como convidado do Billabong Rio Pro na capital carioca no mês de maio. No Tahiti, ele estreia na quinta bateria contra o carioca Raoni Monteiro e o sul-africano Jordy Smith, que vem de vitória em casa no Billabong Pro Jeffreys Bay.

“Estou muito feliz, foi um resultado fantástico para mim. Depois de um longo dia só pegando tubos e mais tubos, conseguir a classificação para o evento principal. Era a melhor coisa que poderia ter acontecido. Estive aqui nos últimos quatro anos tentando a vaga, treinando bastante este dia. Não sei como estará o mar na próxima semana, mas não me importo, estou pronto para enfrentar qualquer condição”, afirma Ricardo dos Santos.

O Billabong Pro Tahiti deste ano será especial, o primeiro sem a participação do tricampeão mundial Andy Irons. O havaiano venceu esta etapa no ano passado e o seu irmão, Bruce Irons, chegou a participar da triagem. Ele pegou bons tubos em sua primeira bateria, porém acabou eliminado na segunda fase pelo australiano Anthony Walsh e os taitianos Taumata Puhetini e Smith Tikanui.

Billabong Pro Tahiti 2011

Primeira fase

1 Adrian Buchan (AUS), Chris Davidson (AUS), Cory Lopez (EUA)
2 Taj Burrow (AUS), Matt Wilkinson (AUS), Fredrick Patacchia (HAW)
3 Jeremy Flores (FRA), Jadson André (BRA), Gabe Kling (EUA)
4 Mick Fanning (AUS), Tiago Pires (PRT), Bobby Martinez (EUA)
5 Jordy Smith (AFR), Raoni Monteiro (BRA), Ricardo dos Santos (BRA)
6 Kelly Slater (EUA), Daniel Ross (AUS), Heiarii Williams (TAH)
7 Owen Wright (AUS), Heitor Alves (BRA), Kai Otton (AUS)
8 Joel Parkinson (AUS), C. J. Hobgood (EUA), Adam Melling (AUS)
9 Bede Durbidge (AUS), Alejo Muniz (BRA), Taylor Knox (EUA)
10 Damien Hobgood (EUA), Patrick Gudauskas (EUA), Brett Simpson (EUA)
11 Michel Bourez (TAH), Kieren Perrow (AUS), Dusty Payne (HAW)
12 Adriano de Souza (BRA), Julian Wilson (AUS), Josh Kerr (AUS)